• Admin

Como prevenir acidentes em casa com álcool 70% e crianças?

É preciso muita atenção dos pais em relação ao álcool 70, tanto em gel quanto o líquido, para evitar acidentes domésticos.  Com a pandemia, o acesso a este tipo de álcool está mais fácil, o que pode levar a um aumento de acidentes com o produto. Como é um produto inflamável, os cuidados devem ser redobrados, principalmente perto de crianças.

O álcool em gel principalmente é mais perigoso, porque demora mais para evaporar. Nunca usem isqueiros ou fósforos logo após a aplicação de álcool nas mãos ou superfícies. Após a assepsia das mãos, espere uns minutos antes de acender churrasqueira ou fogão.

Em crianças, uma dica é fazer a higienização das mãos com água e sabão (ou detergente), quando estiver em casa e deixar o álcool apenas para quando estiver fora.

Para ser usado como bactericida, o álcool deve ser o 70%. Um porcentagem maior ou menor não será tão eficaz para desinfecção.

Uma informação importante é que para ser eficaz, deve-se esfregar bem o produto nas mãos.

O que fazer em caso de acidentes

Em caso de acidente, entre em contato imediatamente com os serviços de emergência. Não use substâncias caseiras para queimadura e não aplique pomadas ou medicamentos.

É preciso uma atenção especial com crianças menores para que elas não levem as mãos a boca depois de passar o álcool em gel. Mesmo quando ingerido em pequenas quantidades por crianças pequenas, pode haver o risco de intoxicação.

Fique atento aos sintomas:

• Sonolência,

• Tontura,

• Fala arrastada,

• Mudança de comportamento.

Se você notar que houve a ingestão de qualquer quantidade de álcool em crianças menores, leve ao hospital. Se a criança for maior, a indicação é dar líquidos, principalmente água, e ligar para o pediatra. No caso de dúvidas, leve ao hospital.

Lembre-se: deixe o álcool fora do alcance das crianças!

0 comentário