• Admin

Seu filho recém-nascido dorme bem?

Uma dúvida comum entre os pais é sobre o sono dos recém-nascidos. Afinal, é comum o bebê não dormir mais do que duas horas seguidas?

O sono deles ainda não tem um padrão. As fases de sono e vigília (ficar acordado) são influenciadas pelo relógio biológico, e no bebê, ainda não está organizado. Com o desenvolvimento do sistema nervos2o isso começa a se organizar.


É comum aos recém-nascidos abrir os olhos quando sentem alguma necessidade, como fome, por exemplo. E tão logo esse desejo seja suprimido, caem no sono. Por isso é comum eles dormirem até 16 horas por dia, despertando a cada 2 ou 4 horas, em geral para mamar.

No primeiro mês, o sono costuma ser calmo. Ele pode ficar acordado por até uma ou duas horas seguidas. Durante o primeiro mês de vida, a rotina de sono do bebê está relacionada com a alimentação e as trocas de fralda. O bebê acorda porque tem fome ou está com a fralda suja.

A partir de um mês e meio de idade, o bebê já começa a relacionar os ciclos de luz e escuridão e dorme um pouco mais à noite. E geralmente aos três meses já dorme mais de cinco horas seguidas.

Perto do terceiro ou quarto mês a situação tende a melhorar. A melatonina começa a ser produzida no cérebro do bebê, substância que o induz a ficar acordado, levando a uma organização dos ciclos de atividade e repouso, além de criar distinção entre dia e noite.


Mas até que o sono comece a entrar em um ritmo normal, os pais têm a sensação de que o bebê começa a trocar o dia pela noite. Essa troca pode acontecer quando os pais se atrapalham e acabam não criando uma rotina para o bebê dormir.

Mas como ensinar o bebê a dormir à noite? Veja algumas recomendações:

Se ele acordar de madrugada, tente colocá-lo de volta no berço para dormir, no quarto dele e no escuro.

Uma recomendação é não embalar o filho nos braços nesse momento e não usar o seio com esse propósito. Esses são alguns métodos que se tornam vícios e o recém-nascido só vai pegar no sono dessa forma, seja às 19 horas ou às 3 da madrugada.

Quando o bebê tem sono agitado, juntamente com dificuldade para dormir e choro, pode indicar cólicas ou outros problemas de saúde, como refluxo gastroesofágico.

No caso de cólicas, deve-se colocar o bebê para arrotar depois de mamar ou dobrar os joelhos do bebê e levá-los contra a barriga, fazendo alguma pressão. Se o problema for refluxo, além de colocar o bebê para arrotar, deve-se deitá-lo de lado, com a cabeceira do berço elevada cerca de 30 graus, colocando um calço de 10 cm.

Em qualquer caso, a recomendação é levar o bebê ao pediatra para ele fazer uma avaliação e indicar o tratamento adequado, caso seja necessário.

Dicas

Para controlar o sono do bebê recém-nascido, os pais podem adotar estratégias a partir da segunda semana de vida, como:

  • Durante o dia: manter a casa iluminada; brincar com o bebê o máximo possível; acordar o bebê durante as mamadas, conversando e cantando para ele; não evitar fazer barulhos, como o telefone, conversas ou aspirar a casa, mesmo que o bebê esteja dormindo.

  • Durante a noite: fazer pouco barulho; não brincar com o bebê; manter o ambiente escuro, acendendo apenas uma luz de presença quando for alimentar o bebê ou mudar a fralda.

São estratégias que ensinam o bebê a distinguir o dia da noite, ajudando a controlar seu sono.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo