O que é Homeopatia? 

A homeopatia é uma especialidade médica que vê o indivíduo dentro de uma abordagem holística, integral e utiliza o princípio da cura pelos semelhantes.  

É uma forma de tratamento em que a pessoa é vista como um todo, e não apenas uma parte do corpo que não está em harmonia. 

A homeopatia foi criada pelo médico alemão Samuel Hahnemann, em 1796. Ela é fundamentada na Lei dos Semelhantes, descrita por Hipócrates em 450 a.C. A Lei dos Semelhantes preconiza que os semelhantes se curam pelos semelhantes, ou seja, para tratar um indivíduo doente é preciso aplicar um medicamento que, quando aplicado em alguém sadio, produz os mesmos sintomas apresentados pelo doente. 

Lembre-se que a homeopatia trata o doente, e não apenas a doença. Ela leva em consideração as causas que levaram ao desequilíbrio do indivíduo, através do conhecimento da história de vida da pessoa.     

Os medicamentos homeopáticos 

Os medicamentos homeopáticos são feitos a partir de substâncias extraídas da natureza, tanto do reino vegetal, mineral e animal, e até de origem química. São usadas cerca de 3000 substâncias. 

A homeopatia não é: 

  • Fitoterapia; 

  • Florais; 

Como é a consulta de homeopatia? 

Durante a consulta, o médico vai perguntar sobre os seus sentimentos, medos, reações, sono, sonhos, sede, preferências alimentares, enfim, tudo que possa mostrar quem é você. É preciso levantar características do indivíduo para encontrar o remédio individualizado. 

Suas respostas, juntamente com as avaliações clínicas e laboratoriais, irão auxiliar o médico na escolha do seu medicamento homeopático e nas orientações do tratamento. 

A homeopatia não é somente curativa, mas também previne muitas doenças, uma vez que ela age melhorando a imunidade como um todo. 

Todas as pessoas, de qualquer idade, de alguma forma podem se beneficiar do tratamento homeopático. 

A Homeopatia trata qualquer doença? 

A homeopatia pode ser usada em qualquer indivíduo e em qualquer patologia, seja ela aguda ou crônica. Pode ser usada como terapêutica principal e exclusiva ou coadjuvante com a medicina tradicional.  

Lembrando que ela possui limites, como nos casos cirúrgicos. Mesmo assim, há benefícios no seu uso, como por exemplo, para melhorar a energia vital daquele paciente. 

No Brasil a homeopatia foi reconhecida como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina no ano de 1980.

Homeopatia

Acesse o site da Associação Médica Homepática Brasileira - AMHB

homeopatia-globulos.jpg
homeopatia-remédio.jpg