top of page

Amamentação: você sabe o que comer e o que evitar durante este período?

Todos sabem que o melhor alimento para o bebê é o leite materno. Além disso, a amamentação é um evento importante para as mamães e para os bebês. Por isso, a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é alimentar o bebê até seis meses exclusivamente com o leite materno, e de maneira complementar até os dois anos ou mais.

Quando a mulher está amamentando existem alguns cuidados que ela pode tomar para não afetar a qualidade ou quantidade do leite materno. Nestas horas surgem algumas dúvidas comuns entre as mães. Pode bebida alcoólica? Posso pintar o cabelo? Se eu tomar café, vai afetar meu bebê?



Confira agora algumas recomendações para as mães que estão amamentando:

  • Café: tanto o café como outras fontes de cafeína (chás, chocolate) podem ser ingeridos, mas sem exageros. Pequenas quantidades não transmitem a substância ao bebê. Mas, em excesso, a cafeína pode passar para o leite materno e afetar o sono do bebê. Ingerir mais de 300 mg de cafeína por dia (cerca de 3 xícaras de café), pode causar irritação ou dificuldade para o bebê dormir.

  • Bebidas alcoólicas: é melhor evitar, pois o álcool pode passar para o leite materno. O álcool pode reduzir a produção de leite materno e alterar seu sabor, fazendo com que o bebê o rejeite. Caso a mãe queira consumir alguma bebida alcoólica, deve esperar cerca de duas horas antes de amamentar.

  • Tingir cabelos: alguns estudos indicam que uma parte muito pequena dos químicos pode passar para a corrente sanguínea. A recomendação é que é possível pintar o cabelo, desde que a tinta utilizada não contenha chumbo ou amônia. Na dúvida, sempre consulte seu médico.

  • Medicamentos: a maioria dos medicamentos não prejudica o leite materno, mas há alguns que podem ser nocivos. Sempre avise seu médico que você está amamentando e não se automedique. 

  • Anticoncepcionais: podem ser consumidos aqueles a base de progesterona.

  • Exercícios: exercícios leves a moderados são sempre recomendados. Nesta fase, evite exercícios em excesso, pois pode afetar a produção de leite.

  • Comer peixe: alguns peixes podem contêm mercúrio, um metal pesado que pode afetar o sistema nervoso dos bebês. Por isso, evite peixes com maior quantidade de mercúrio, como cavala, por exemplo. Entre as opções com índices menores de mercúrio estão o salmão, pescada, tilápia e peixe branco.


Evite o consumo de álcool durante a amamentação

A produção de leite exige da mulher uma maior ingestão de calorias e líquidos do que o habitual. Para isso, é fundamental uma alimentação equilibrada que inclua cereais, frutas, legumes, verduras, entre outros. Se houver dúvidas em relação a algum medicamento, tratamento estético ou até medicamentos durante o período de amamentação, procure seu médico. 

bottom of page