top of page

Bioimpedância: você sabe o que é e para que serve?

A bioimpedância é um exame realizado durante a avaliação nutricional para avaliar a composição corporal de uma pessoa. Este exame mostra as características que devem ser levadas em conta no objetivo final do indivíduo. Ele é feito por um nutricionista e, a partir do seu resultado, são traçadas as estratégias que deverão ser utilizadas. 

O exame não mostra nenhum problema de saúde. Ele é feito para se ter uma leitura mais precisa da composição corporal, como porcentagem de gordura, quantidade de massa magra, etc. Ele pode ser feito tanto por pessoas que queriam perder quanto ganhar peso, para que os resultados corporais possam ser analisados com embasamento.

O que é avaliado?

Peso, IMC (Índice de Massa Corporal), quantidade de massa magra (massa muscular), quantidade de massa de gordura corporal, quantidade de água corporal, porcentagem de gordura corporal, taxa de metabolismo basal, relação cintura-quadril, e outros.

Como o exame é feito?

Existem duas maneiras de se fazer a bioimpedância. Um método consiste em deitar o paciente na maca, com dois eletrodos na mão e dois no pé, conectados a um aparelho de bioimpedância. A corrente elétrica passa entre os eletrodos e fornecem os resultados. A outra maneira utiliza uma balança de bioimpedância, em que o paciente se posiciona e a corrente elétrica passa através das mãos e dos pés.

O exame, independente do método, dura cerca de 5 minutos.

Existem contraindicações?

Ao que tudo indica não há nenhum risco neste exame. Mas para evitar quaisquer complicações, é melhor que gestantes e pessoas com placas metálicas o evitem.

Mas, por que fazer o exame de bioimpedância?

Este exame permite avaliar a condição do corpo neste momento. Ele pode ser um guia para ajudar no tipo de dieta específico para cada um, individualizando o atendimento. O exame permite um acompanhamento mais preciso das mudanças do corpo. 

O exame é rápido, e deve seguir algumas recomendações para garantir que os resultados sejam mais confiáveis:

  • Não consumir bebidas alcoólicas 48 horas antes do exame, pois podem causar desidratação.

  • Não fazer exercícios físicos de 48 a 24 horas antes do exame.

  • Fazer jejum de 4 horas antes do procedimento.

  • Evitar realizar o exame durante o período menstrual (por causa da retenção de líquido).

  • Não consumir bebidas diuréticas como café, chimarrão, chá verde, chá de hibisco, chá de cavalinha nas 48 horas anteriores ao exame.

  • Beber em média 2 litros de água no dia anterior ao exame.

  • Não estar em período pré-menstrual ou menstrual.

  • No dia: é necessário remover acessórios ou peças contendo metal e realizar jejum de pelo menos 4 horas.

O exame é um retrato do momento atual da composição corpórea, e pode ser repetido depois de um tempo. Dessa maneira é possível determinar se o plano alimentar e exercícios estão tendo resultados.


Vamos marcar uma consulta com nossa nutricionista e fazer uma avaliação?

Ligue: (47) 3056-5711 ou 99216-7797


bottom of page