Como a homeopatia e a nutrição podem ajudar no tratamento da Ansiedade?

Ansiedade é uma reação natural do organismo, que funciona como um mecanismo de sobrevivência, programado para lidar com situações de perigo. Na tentativa de proteger, o organismo dispara o sistema de “luta e fuga” que surge em uma situação de perigo. A ansiedade surge quando essa interpretação de “perigo” está equivocada, o que leva a uma ansiedade desproporcional ao risco envolvido.

É normal sentir ansiedade em alguns momentos, como por exemplo, na hora de falar em público, entrevistas de emprego, etc. Pode-se dizer que até certo grau, a ansiedade é considerada positiva, já que ela leva à ação. O problema é quando ela leva a sintomas mais frequentes e intensos. Em casos mais frequentes, ela pode ser considerada uma condição que impede a pessoa de viver no presente, já que a pessoa tem uma preocupação excessiva com o futuro.

Além de tratamento médico e/ou psicológico, é possível associar alternativas como a ioga, meditação, exercícios físicos e homeopatia.

Sintomas

Entre os sintomas da ansiedade, está uma preocupação excessiva com o futuro, o que pode gerar nervosismo e tensão. Esses sintomas no corpo podem se manifestar através de palpitações, tremores, agitação, problemas do sono, entre outros.

É interessante observar que o problema surge quando a intensidade dos sintomas traz algum tipo de comprometimento para a qualidade de vida do indivíduo. Existem três formas que os sintomas ansiosos se manifestam: através de pensamentos, reações físicas e/ou sentimentos.

Alguns dos pensamentos mais comuns são: “não consigo lidar com isso” ou “eu não consigo fazer nada”.  Já entre as reações emocionais estão: medo, vergonha, tensão, nervosismo, tristeza, perder a esperança. E por último, entre as reações físicas mais comuns, estão falta de ar, tremores, coração acelerado, suor excessivo, alterações do sono, dor de cabeça, sensação de desmaio, etc.

A 5ª edição do DSM (Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais), traz que os quadros de ansiedade incluem transtornos que possuem características de medo e ansiedade excessivos e perturbações comportamentais relacionados. Nesse contexto, a ansiedade pode ser definida como antecipação de ameaça futura, que pode ser real ou não.

Tipos de Ansiedade

Existem alguns tipos mais comuns de ansiedade. Conheça alguns deles:

1.Síndrome do Pânico e Ataques de Pânico

Podem ser caracterizados como ataques abruptos de grande medo ou desconforto intenso que atingem um pico em poucos minutos. Esse desconforto pode ser acompanhado por sintomas físicos e até cognitivos. Isso pode acontecer espontaneamente, sem um gatilho específico. Acontece normalmente quando a pessoa já está vivendo de maneira ansiosa há algum tempo. Os sintomas podem surgir de repente e a pessoa tem a certeza de que está morrendo ou enlouquecendo. Acompanha uma sensação de que algo ruim vai acontecer, um medo de perder o controle ou medo da morte. Entre os sintomas físicos que podem ocorrer está dormência e formigamento das mãos, pés ou rosto, palpitações e sudorese. Pode ser confundido com um ataque cardíaco, pois pode acontecer dores no peito.

Já a Síndrome do Pânico, pode ser definida quando a pessoa apresenta diversos ataques de pânico, com uma frequência maior.

2.Transtorno de Ansiedade Generalizada – TAG

Esta é uma forma comum de transtorno de ansiedade. Pode ser definida por uma excessiva preocupação ou expectativa apreensiva com o futuro. É uma preocupação desproporcional aos acontecimentos, que ocorre na maior parte do dia, por no mínimo 6 meses. É o tipo mais comum de transtorno de ansiedade e atinge mais mulheres do que homens.

Ansiedade e Homeopatia

A homeopatia pode ajudar no tratamento da ansiedade. Dentro da visão homeopática, o desequilíbrio do corpo gera os sinais da doença, e os medicamentos irão tratar o indivíduo para restabelecer seu equilíbrio.

Os medicamentos homeopáticos são individuais e dependem das necessidades e sintomas específicos de cada um.

A homeopatia pode ir além do tratamento convencional, ela pode ser usada também na prevenção de novas crises de ansiedade. Ela pode oferecer soluções mais leves e naturais ao organismo, do que em relação a medicamentos tradicionais.

Como cada caso é tratado de maneira individualizada, o médico homeopata investiga as fontes da ansiedade e como ela se manifesta. As fontes de ansiedade variam de pessoa para pessoa, por isso é importante uma investigação mais profunda durante a consulta homeopática.

Como o objetivo da homeopatia é restaurar o equilíbrio, ela contribui para que o paciente que sofre com ansiedade, possa tratar diretamente as causas que levam ao desequilíbrio.

Além do tratamento com medicamentos, é preciso uma mudança de hábitos para combater a ansiedade de maneira mais eficaz. Experimente, por exemplo, ter pensamentos e atitudes mais positivas e focar no presente.

Ansiedade e Nutrição

Além da homeopatia, a alimentação pode ser usada como um coadjuvante no tratamento da ansiedade. Existem alguns alimentos que devem ser evitados, e outros que podem ser usados para acalmar.

Inclua em sua dieta alimentos como:

• Banana;

• Abacate;

• Abacaxi;

• Batata;

• Beterraba;

• Brócolis;

• Espinafre;

• Feijão;

• Castanhas.

Por outro lado, evite:

• Alimentos que contém cafeína: café, chá preto, chá verde, refrigerante de cola, chocolates;

• Açúcar: os doces em geral (açúcar refinado) devem ser evitados por pessoas ansiosas, uma vez que eles elevam os níveis de açúcar no sangue rapidamente, levando à irritabilidade, depressão e tensão;

• Álcool.

Toxinas acumuladas no corpo e o próprio estresse podem resultar em ansiedade. Por isso, a recomendação é ter uma dieta livre de alimentos que possam contribuir com esse quadro. Por outro lado, o magnésio e vitaminas do complexo B auxiliam a formação de serotonina, substância química relacionada ao humor, o que ajuda no combate ao estresse e ansiedade.

Você sabia?

O Brasil é um dos países mais ansiosos da América Latina. De acordo com dados de 2019 da OMS (Organização Mundial da Saúde), quase 19 milhões de pessoas sofrem com algum tipo de transtorno de ansiedade no país. É importante buscar ajuda profissional para lidar com a ansiedade. Entre em contato e veja como a homeopatia pode ser uma aliada no tratamento desta doença.

Venha conhecer a Vitae Medicina integrada e veja como podemos te auxiliar no tratamento da ansiedade, aliando homeopatia e nutrição.