top of page

Como a homeopatia pode atuar em crianças?

Existem inúmeros benefícios em se usar a homeopatia em crianças. Assim como em adultos, a homeopatia pediátrica ajuda a tratar os desequilíbrios do organismo dos pequenos, sejam eles emocionais ou psíquicos, que podem causar doenças.

Por exemplo, para bebês com dificuldades de dormir ou que acordam muitas vezes durante a noite, a homeopatia vai estimular a energia vital, visando que o próprio organismo possa restabelecer e reequilibrar sua saúde e vitalidade.

Nas crianças, a homeopatia pode permitir uma menor propensão a doenças comuns, como gripes, otites, faringites, entre outros, indicando um enfraquecimento da energia vital. A criança está em constante desenvolvimento e pode ter suas potencialidades estimuladas, o que leva a um crescimento mais saudável e com menos doenças. Nossa observação é que, com o tratamento adequado, as crianças retomam o apetite, seu crescimento retoma uma curva normal e elas ficam mais bem-humoradas e felizes.

criança segurando remédio homeopático

Para fazer o diagnóstico correto nas crianças, o relato dos pais é essencial. Até porque cada indivíduo é único, o que leva à individualização do remédio. Por exemplo, existem diversos medicamentos homeopáticos para tratar uma rinite alérgica, mas deverá ser escolhido aquele que combinar com o perfil e características do paciente. Afinal, a homeopatia trata o paciente, e não a doença em si.

O pediatra homeopata também vai observar alguns comportamentos nas crianças durante a consulta, como se ela é indiferente, receptiva, intolerante ao toque, se ela responde quando o médico chama, entre outras coisas. 

Não existe idade mínima para procurar um especialista em homeopatia. Recém-nascidos já podem ser levados para uma consulta.  Aliás, o ideal é que desde o nascimento as crianças já sejam tratadas com o olhar da homeopatia. Muitas vezes, também a mãe ou os pais serão beneficiados com um medicamento homeopático visando equilíbrio de toda a família.  

Os medicamentos são todos naturais, preparados de uma maneira característica, e isentos de reações químicas.

família feliz deitada na grama

Lembrando que podemos tratar várias doenças na homeopatia:

  • Asma, 

  • Insônia, 

  • Cólicas, 

  • Mudanças de humor, 

  • Alergias, 

  • Otites

  • Faringites,

  • Infecções reincidentes,

  • Problemas digestivos, etc.

No entanto, o mais importante é a visão integral onde o homeopata avalia a criança e todo o contexto ao seu redor, como a família, amiguinhos, escola, creches, enfim, tudo que influencia o seu comportamento. E, muitas vezes, a combinação com florais, determina uma melhora mais rápida e profunda e duradoura. 


bottom of page