top of page

Intolerância a lactose: saiba o que é, sintomas e como tratar

O que é?

A intolerância à lactose é a incapacidade de digerir o açúcar lactose devido a uma deficiência da enzima digestiva lactase, provocando diarreia e cólicas abdominais.

garrafa derramando leite em um copo com o símbolo de proibido na frente

A lactose, o açúcar predominante presente no leite e laticínios, é decomposta pela enzima lactase, produzida por células do revestimento interno do intestino delgado.

A lactase decompõe a lactose, um açúcar complexo, em seus dois compostos: glicose e galactose. Posteriormente, esses açúcares simples são absorvidos pela parede intestinal e entram na corrente sanguínea. Sem lactase, a lactose não pode ser digerida nem absorvida.

A elevada concentração de lactose resultante drena líquido para o intestino delgado, provocando diarreia líquida. Em seguida, a lactose chega ao intestino grosso, onde é fermentada por bactérias, produzindo gases que causam flatulência, distensão e cólicas abdominais.

A pessoa com intolerância à lactose geralmente não consegue tolerar leite ou laticínios, já que esses produtos contêm lactose.

Causa

A intolerância à lactose é causada pela falta da enzima lactase.


um copo de leite em cima de uma superfície

Sintomas

Os sintomas em crianças incluem diarreia e baixo ganho de peso.

Um adulto pode ter distensão e cólicas abdominais, diarreia líquida, flatulência, náusea, ruídos intestinais tipo bolhas ou roncos (borborigmo) e necessidade urgente de defecar entre trinta minutos e duas horas depois de ingerir alimentos contendo lactose. Em determinadas pessoas, a diarreia intensa pode impedir a absorção adequada dos nutrientes, pois eles são eliminados do corpo com muita rapidez.


Tratamento

Evitar consumo de lactose. Tomar suplemento de lactase. A intolerância à lactose pode ser controlada através de dieta, evitando-se os alimentos que contenham lactose, sobretudo laticínios. O iogurte geralmente é tolerado, pois contém lactase naturalmente, produzida por lactobacilos. O queijo contém quantidades menores de lactose que o leite e, normalmente, é tolerado, dependendo da quantidade ingerida. Em diversos supermercados, é possível encontrar leite e outros produtos com lactose reduzida.


Você sente algum desconforto depois que consome leite ou laticínios? Você pode ser intolerante à lactose. Marque uma consulta com nossa nutricionista e veja como ter uma dieta saudável e equilibrada mesmo sem consumir este alimento.


bottom of page