O que se pode fazer é observar se o bebê consegue respirar sozinho. Um ponto importante a fazer é ligar rapidamente 192 ou 193 para chamar SAMU ou uma ambulância. Se o bebê estiver respirando, mesmo com dificuldade, é um bom sinal, pois as vias aéreas não estão completamente fechadas. Nesta situação é normal ele tossir um pouco.Mas atenção, não tente tirar o objeto de sua garganta com as mãos, pois pode correr o risco de empurrar ainda mais o objeto, piorando sua situação. Se o bebê não respirar sozinho, deve-se então:
Deitar o bebê sobre suas pernas de barriguinha para baixo, de modo que a cabeça dele esteja mais baixa que o corpo;
Com alguma pressão, dar 5 tapinhas seguidos nas costas do bebê;
Se ainda estiver engasgado, virar o bebê de barriga para cima, ainda sobre as pernas, e fazer massagem com dois dedos, pressionando o tórax do bebê várias vezes seguidas.
Desta maneira, provavelmente o bebê irá conseguir vomitar ou expelir o objetivo da garganta. Se não conseguir e o bebê ainda estiver sem respirar, tente fazer uma respiração boca a boca, colocando sua boca na boca e nariz do bebê.Assim que ele desengasgar, a primeira reação dele é chorar.Mesmo que com estas manobras tenha conseguido desengasgar o bebê, é importante ficar atento a ele. No caso de dúvidas, leve a um pronto atendimento, ou ligue para o 192 para chamar uma ambulância.
Principais causas de engasgo em crianças Em alguns casos, o objeto engolido não obstrui totalmente as vias aéreas, mas é preciso levar a criança ao hospital para que ela seja monitorada e para que, se for o caso, o objeto seja retirado com um endoscópio, sob anestesia.Especialistas listam as principais causas de engasgo:
Feijão, arroz e pedaços de fruta, como maçã (não precisa eliminar esses alimentos da dieta do bebê, basta ter atenção enquanto ele come).
Peças pequenas que se desprendem de brinquedos.
Bolinhas de gude.
Pilhas, baterias e ímãs (podem causar intoxicação e perfuração intestinal).
Moedas e botões.
Parafusos.
Balas.
Assista ao vídeo a seguir para saber o que fazer quando o bebê engasgar:
Comentarios