top of page

Suco, néctar ou refresco: qual deles é a melhor opção?

Na hora de comprar uma bebida, você tem o hábito de ler o rótulo? É através do rótulo e da informação nutricional que você poderá escolher a opção mais saudável.

Afinal, existem diversas opções no mercado, que vão desde sucos até refrescos. Mas, sabia que existem diferenças entre suco, refresco e néctar?

suco de laranja em caixa

A diferença básica entre elas é quantidade de suco ou polpa de fruta em sua composição.

A forma de processamento e ingredientes contidos em cada tipo de produto também são distintos.

A porcentagem é estabelecida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (MAPA), responsável também pela fiscalização de bebidas alcoólicas e não alcoólicas.


Veja como é a classificação:

  • Suco: para ser considerada suco, a bebida precisa ser composta 100% de suco. Outro detalhe importante é que o suco não pode conter aromas e corantes artificiais. O aroma acrescentado deve se apenas os naturais da fruta. É a opção mais saudável, pois possui em sua composição apenas ingredientes naturais.

  • Néctar: possui entre 10% e 50% de suco original da fruta ou polpa. Pode ter adoçantes, corantes, conservantes, entre outros aditivos.

  • Refresco: deve ter em sua composição entre 5% e 30% de suco ou polpa. Pode conter adição de açúcar. É feita a partir da diluição do suco da fruta em água potável.

diversos sucos naturais em garrafas de vidro

No mercado, o tipo mais comum é o néctar de frutas. O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), determina que os fabricantes de bebidas podem chamar de suco somente os produtos que tiverem pelo menos cerca de 50% de polpa (a parte comestível da fruta).

O Ministério da Agricultura obriga os fabricantes a colocarem no rótulo se a bebida é suco, néctar ou refresco.

Vale ressaltar que em relação aos valores nutricionais, a opção mais saudável é o suco natural, seguido do suco de polpa congelada. Se a escolha for uma opção industrializada, prefira as alternativas orgânicas e sucos integrais.


Confira essa receita que é perfeita para o verão:

um copo de suco de melancia natural

Suco de melancia refrescante


Ingredientes:

  • 4 xícaras de melancia cortada em cubos;

  • 2 xícaras de morangos lavados e cortados (de preferência orgânico);

  • Suco de 1 limão;

  • Folhas de hortelã a gosto

  • Pedras de gelo a gosto.

Modo de preparo: Bater todos os ingredientes liquidificador e consumir em seguida.




bottom of page