• Admin

Veja 3 doenças comuns nas crianças no verão e como preveni-las

Olá pessoal! O verão chegou com tudo e, com ele, existem alguns cuidados. Nesse período as crianças contraem com mais frequência algumas doenças típicas da estação. Confira alguns cuidados para evitar o mal-estar.


Menina brincando na praia
Verão é época de brincadeiras e diversão

Entre as doenças mais comuns, estão: 

  1. Doenças gastrointestinais: evite comidas pesadas, prefira saladas, frutas, sucos. A alta temperatura diminui o tempo de vida útil dos alimentos, o que pode provocar intoxicação e até alergias. É preciso também estar atento com a higiene das mãos, lavar bem os alimentos, lavar brinquedos, evitar locais com aparência suja. Consuma apenas alimentos e bebidas de locais que garantam o mínimo de higiene. 

  2. Rotavírus: é uma das principais causas de diarreia grave em bebês, crianças e jovens. Por ser de fácil contágio, requer cuidados especiais e imediatos. Pode provocar rápida desidratação. A vacina pode ser encontrada tanto na rede pública como particular de saúde. Os sintomas mais comuns são: vômito seguido de desinteresse em comer e beber água, diarreia aguda, com cheio forte e ruim, sem sinais de muco e/ou sangue, mal-estar e febre, dores no corpo e náusea. É importante manter a criança hidratada, oferecendo água, soro, suco natural, etc. Atenção: caso necessário, o médico indicará medicação.

  3. Desidratação: é quando o corpo perde mais líquidos do que deveria. Pode ocorrer devido a doenças, sudorese e até pela falta de ingestão de água e líquidos. Os sintomas são: olhos fundos, boca e língua secas, falta de vontade de fazer xixi por longos períodos, moleza, irritabilidade. Para evitar a desidratação, sempre ofereça líquidos para as crianças, principalmente água potável. 



Cuidados gerais: nesta época procure usar roupas leves. Evite a exposição ao sol nos horários de pico da temperatura. Use protetor solar mesmo em dias nublados e reaplique a cada 2 horas.


Com estas dicas em mente, não deixe de aproveitar a estação mais quente do ano! Até a próxima!


#verão #cuidadoscomascrianças #saúde #bebês #crianças

0 comentário