top of page

Veja 3 maneiras divertidas de incluir as crianças na cozinha!

Estamos passando por várias mudanças diante da pandemia do coronavírus (COVID-19). O momento pede adaptação e flexibilidade para conseguirmos lidar com tudo que estamos enfrentando. Dentro desse cenário podemos destacar a alimentação das crianças.

Com as aulas suspensas na maior parte do país, as crianças permanecem mais tempo dentro de casa e é importante que a rotina de alimentação, sono e estudos devem permanecer o mais próximo do habitual. Essa rotina vai facilitar no planejamento, organização e preparo das refeições.

A seguir algumas orientações sobre como incluir as crianças na alimentação:

um menino quebrando um ovo na tigela na cozinha

LEITURA | ESCRITA

Peça aos seus filhos para fazerem uma lista do que há na despensa e na geladeira. Depois, peça que consultem sites de receitas online para encontrar refeições e lanches que utilizam o que está disponível.

MATEMÁTICA

Encontre a matemática ao medir colheres e xícaras, contar números de ingredientes, fazer um balanço de itens da despensa ou planejar o tempo que levará para preparar, cozinhar e comer.

CIÊNCIA | BIOLOGIA

Envolva as crianças em assar pão, cozinhar um ovo ou criar um molho caseiro para salada. Pesquise para descobrir a ciência por trás das mudanças nos ingredientes quando aquecidos ou misturados.


Que tal ir para cozinha com as crianças?

Essa receita é uma opção saudável para o lanche da tarde!

É comprovado os benefícios de se cozinhar junto com as crianças, pois lhes dão um sentimento de autonomia e orgulho. Além disso, isto aumenta a familiaridade da criança com os diferentes alimentos.


Cookies de aveia

mão de criança pegando um cookie de aveia

Ingredientes: 2 bananas inteiras 2 colheres de sopa de óleo de coco 2 colheres de sopa de mel ou melado de cana 4 colheres de sopa de coco ralado seco sem açúcar 12 colheres de sopa de aveia flocos finos

Canela em pó a gosto


Modo de preparo:

Em uma tigela misturar a banana, a aveia, mel, óleo de coco e o coco ralado. Deixar descansando durante 10 minutos na geladeira para a aveia absorver os líquidos. Pegar a medida de uma colher de sopa da mistura, formar uma bolinha com a mão e dispor em uma forma untada, dando uma leve amassada até formar um disco e levar ao forno a 180 graus, durante 20 minutos. Rendimento: 15 unidades


Dicas e cuidados:

  • Sempre cuidar com a higiene em todas as etapas;

  • A criança não deve ter contato com fogo e facas ou outros objetos cortantes.

  • Quando a receita necessitar de forno, melhor ligar quando a criança já estiver fora da cozinha.

  • Quando for usar o fogão, prefira colocar as panelas nas últimas bocas do fogão, com os cabos longe do alcance das crianças.

  • Certifique-se das latas e vidros, se não ficou nenhuma parte cortante.

  • Apesar de todos esses cuidados, deixe a tensão de lado e divirta-se com as crianças. Mesmo se a receita der errado, a brincadeira com elas estará garantida durante a preparação.

Fonte: ASBRAN

bottom of page