top of page

Você já ouviu falar de Florais de Bach? Conheça mais sobre eles.


foto do Dr. Bach em preto e branco
Dr. Edward Bach

“A vida não espera de nós sacrifícios inatingíveis, ela apenas pede que façamos nossa jornada com alegria em nosso coração e sejamos uma bênção para todos aqueles que nos rodeiam. Assim, se fizermos um mundo melhor com a nossa visita, estaremos cumprindo a nossa missão”.

Dr. Bach


Esse sistema, que foi o primeiro a ser criado, foi desenvolvido na Inglaterra pelo médico Edward Bach, entre 1928 a 1936. Ele observou que, ao cuidar de seus pacientes na medicina convencional da época, os humores interferiam diretamente no processo de cura de cada um. Compreendeu que os desequilíbrios emocionais eram a verdadeira causa das doenças. A partir de seus conhecimentos, inclusive de homeopatia, e da sua especial sensibilidade, descobriu que as flores tinham uma energia sutil capaz de propiciar equilíbrio e harmonia entre a mente e a alma.

Assim ele criou o seu sistema composto por 38 essências florais. Hoje já existem outros sistemas florais, como Florais de Minas, Florais da Califórnia, Florais de Saint Germain, entre outros. O princípio é o mesmo, mas cada um com suas flores.

As essências florais são usadas para tratar as emoções e ajudar a restaurar o equilíbrio. Os florais são preparados a partir de flores silvestres colhidas nas primeiras horas da manhã, quando elas estão cheias de orvalho. 

O uso da terapia floral é indicado para lidar com sentimentos como a insegurança, incerteza, raiva, medos, traumas, entre tantos outros. Em crianças podemos tratar as dificuldades relacionadas ao sono, algumas alterações de comportamento, roer unha, bruxismo, ansiedade, dificuldades de aprendizado. Mesmo em alguns problemas físicos, podemos reforçar a imunidade com eles, através do fortalecimento de nosso emocional.

A dosagem padrão dos florais é de 4 gotas diretamente na boca, no mínimo de 4 vezes ao dia. Não há relatos de reação adversa, efeitos colaterais ou contraindicação. Podem ser dados para bebês e gestantes, sem problemas. 

É preciso levar em consideração que a terapia floral é uma terapia complementar e pode ser usada em conjunto com outros tratamentos. A associação dela com homeopatia é uma ferramenta muito interessante, visto que na homeopatia podemos fortalecer outros sistemas como, principalmente, o físico, enquanto que os florais atuam principalmente no emocional. 


imagem de frascos de florais de Bach
Alguns dos florais de Bach

Como funciona?

Cada flor possui uma característica em que sua essência floral atua. O floral não “coloca” nada na pessoa, ele apenas ressoa a característica que já existe nela. Ele faz despertar as virtudes e as positividades trazendo o equilíbrio emocional. 

O uso do floral vai fazer com que sua emoção negativa seja transformada em positiva.

Adultos, crianças, adolescentes, bebês, idosos, animais, plantas, todos podem ser beneficiados pelo tratamento com florais.


Dr. Bach

Dr. Bach acreditava que a personalidade da pessoa é que deveria ser tratada, e não a doença. Para ele, a doença surgia de um conflito entre a alma e a personalidade.

Para conhecer melhor a história de Dr. Bach, assista ao vídeo a seguir:


bottom of page