top of page

Você sabe qual deve ser a frequência de consulta ao pediatra?

Muitos pais têm dúvidas em relação à frequência que devem levar os filhos ao pediatra. Antes de mais nada é importante destacar que este profissional é responsável pelo acompanhamento da alimentação, hábitos, vacinação, crescimento e desenvolvimento da criança. É ele quem sabe se tudo está indo de acordo com o esperado para a idade da criança. 

Sendo assim, os pais ou responsáveis pelas crianças devem levá-la ao pediatra não apenas quando estão doentes, mas devem seguir as indicações de frequência do médico para auxiliar na prevenção de problemas de saúde. Além disso, os pais podem tirar dúvidas, pedir orientações sobre a rotina na criança, acompanhar as vacinações e exames necessários durante as consultas.


médico examinando um menino

A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que o número de visitas ao pediatra depende da idade da criança e das necessidades específicas de acordo com cada caso. 

Em situações comuns, recomenda-se:

  • Bebês de 5 a 30 dias de vida: duas a três consultas mensais;

  • Entre 2 a 12 meses: uma vez por mês;

  • Entre 1 e 2 anos: cada 3 meses;

  • Crianças com 2 anos ou mais: também manter a cada três meses;

  • A partir dos 6 anos: duas vezes ao ano;

  • Crianças dos 7 aos 18 ou 19 anos: uma consulta por ano.

É muito importante que os pais ou responsáveis pelas crianças planejem as idas ao pediatra. Aproveite as consultas para tirar todas as suas dúvidas e combine com ele a frequência ideal de acordo com sua idade. É um compromisso fundamental para que os pequenos se desenvolvam de maneira saudável.

bottom of page