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10 sugestões de alimentos para comer no pré-treino

Durante a prática de exercício físico o nosso organismo deve ser suprido constantemente com energia para conseguir realizar suas funções e é por este motivo que a alimentação é essencial para quem se exercita.

mesa de café com torrada, ovos e geleia

As proteínas, carboidratos e as gorduras são as possíveis fontes de energia para a contração muscular durante o exercício. As quantidades e como irão ser utilizadas essas fontes de energia irão depender da intensidade e duração do exercício, nível de treinamento e a individualidade de cada praticante.

O principal objetivo dos carboidratos em nossa alimentação é de garantir energia para o nosso organismo. Os carboidratos são essenciais para manter os níveis adequados de glicose que vão para os músculos em atividade, o que resulta em um melhor desempenho físico. Os alimentos que deverão ser consumidos vão depender do horário que você for se exercitar.

Até 40 minutos antes do exercício você deverá consumir os carboidratos de rápida absorção (carboidratos simples), que são aqueles absorvidos de forma rápida pelo organismo, eles são facilmente quebrados durante o processo da digestão. Entre 40 minutos à 1 hora antes do exercício deverá consumir os carboidratos complexos. Os carboidratos complexos são absorvidos de forma mais lenta, portanto, aumentam a glicose de forma lenta e gradual.


Até 40 minutos antes do exercício:

  • Pão branco + Geleia

  • Tapioca + Queijo branco + Suco de fruta

  • Torrada + Mel

  • Iogurte + Frutas

  • Banana



Entre 40 minutos a 1 hora antes do exercício:

  • Salada de frutas + Aveia em flocos

  • Sanduíche de pão integral com atum + Suco de laranja

  • Batata doce + Canela

  • Banana + Cacau em pó + Pasta de amendoim

  • Panqueca de banana

Através da alimentação adequada e balanceada será possível você ter uma melhor performance durante o exercício físico.

Para um plano alimentar mais personalizado, consulte um nutricionista.


Referências:

MAHAN, Kathleen.; ESCOTT-STUMP, Sylvia. Krause: Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 12ª ed. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2011.

Site Nutrição em Foco (acesse aqui)

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