• Admin

Termogênicos: 7 alimentos que são termogênicos naturais

Os termogênicos são substâncias que têm como objetivo manter o metabolismo acelerado. Definem-se como termogênico os suplementos nutricionais ou alimentos que resultam em aumento do metabolismo, aumento do gasto energético, redução da absorção de gordura, perda de peso, redução do apetite, entre outros.

temperos termogênicos

Determinados alimentos ou suplementos podem proporcionar efeito termogênico o qual promove aumento do gasto energético. Estudos apontam também que os termogênicos podem auxiliar no ganho de massa muscular e melhorar a resistência muscular otimizando o desempenho físico.

Hoje iremos falar sobre os alimentos que devido a sua composição, são naturalmente termogênicos.

  1. Canela: é antioxidante e interessante para aumentar o metabolismo basal. Possui ainda magnésio, ferro, cálcio e fibras em sua composição. Atenção: o uso da canela não é aconselhado para mulheres grávidas, mulheres que estão amamentando, e não é recomendado o excesso para pessoas hipertensas e/ou com problemas de fígado ou rins.

  2. Goji Berry: apresenta ação antioxidante, atua na proteção solar da pele, combate à celulite, pode reduzir o estresse oxidativo, ajudar na perda de peso, auxilia na redução da fadiga.

  3. Café: apresenta potencial de aumentar a performance das atividades esportivas, com maior ênfase àquelas de características aeróbias (como o ciclismo, por exemplo). Quando consumida na quantidade correta essa substância pode trazer benefícios no desempenho esportivo e nos sintomas da fadiga neuromuscular.

  4. Chá verde: além da cafeína e dos benefícios já citados acima, o chá verde possui componentes como tanino, vitaminas e catequinas. As catequinas possuem propriedades antiangiogênicas que podem impedir o desenvolvimento do sobrepeso e da obesidade.

  5. Chá de hibisco: além de ser termogênico, esse chá auxilia no processo digestivo e evita a retenção de líquidos, possui ainda efeito vasodilatador e cardioprotetor.

  6. Pimenta: a pimenta é o segundo condimento mais usado no mundo, atrás somente do sal de cozinha. Esse condimento possui em sua composição a capsaicina, que tem propriedades de aumentar o metabolismo energético; diminuir o acúmulo de gordura corporal; elevar a temperatura do corpo; elevar o oxigênio e assim, acelerar o metabolismo lipídico.

  7. Gengibre: além de ter efeito termogênico o gengibre melhora a circulação sanguínea, previne coágulos, possui ação antibiótica, antioxidante, antidepressiva e é um anti-inflamatório natural. O gengibre pode ser usado ainda contra gripes, resfriados, alivio das dores de garganta e dores nas articulações.

Os alimentos termogênicos só cumprem sua função de aumentar a queima calórica se você praticar atividade física, portanto, é essencial um estio de vida saudável com uma alimentação equilibrada. Para ajustes individuais, dúvidas e orientações consulte sempre o profissional nutricionista.


Referências:

Barreto, Elisa Del Castillo; BORTOLINI, Vera Maria de Souza. Gengibre: benefícios para a saúde. 13ª Mostra de Iniciação Científica, v.1, 2016.

MIRANTE, Lilian Barreto et al. Diferenças entre o teor de cafeína identificada com a declarada nos rótulos de suplementos termogênicos e energéticos. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, v. 11, n. 68, p. 954-962, 2017.

PEÇANHA, Allan Maycon Monguini; FRIGERI, Ricardo; SILVA FILHO, José Nunes. Suplementos termogênicos: evidências sobre a sua eficácia na redução da gordura corporal. Revista Brasileira de Nutriçao Esportiva, v. 11, n. 65, p. 544-553, 2017.

PUJOL, Ana Paula. Manual de nutricosméticos: receitas e formulações para a beleza. Camboriú, SC: Ed. Do Autor, 2012.

THEODORO, Katiele Martins; D'MORAES, Mariane Roberta Pena. Desenvolvimento de iogurte com propriedades termogênico pré treino. Revista de Iniciação Científica da Universidade Vale do Rio Verde, v. 7, n. 2, 2018.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo