top of page

Como saber se é preciso fazer suplementação em crianças?

A gente sabe que tem muita criança que apresenta dificuldade em ingerir alimentos saudáveis. Além do mais, hoje em dia temos alimentos não orgânicos que podem estar carregados de toxinas como metais tóxicos, o que pode trazer prejuízos à saúde. E, quando existe o consumo de alimentos orgânicos, ainda temos que ter certeza de que aquele solo onde o alimento se originou, está preservado em micronutrientes para poder ser transferido para o alimento. Sem contar que os pequenos adoram fast food e todo tipo de guloseimas, sem valor nutricional nenhum, muitas vezes.

Enfim, como podemos saber que nossos filhos estão saudáveis, então? Normalmente fazemos avaliação do crescimento e desenvolvimento das crianças, bem como análise de alguns sintomas como palidez da pele, dificuldades de aprendizagem e de sono, intestino desregulado, falta de energia, muitas infecções recorrentes e baixa imunidade entre outros.

Também podemos solicitar exames laboratoriais de algumas vitaminas e minerais.


E quais os ativos que podemos dar para as crianças?

  1. Vitaminas – várias delas que vão ajudar no funcionamento do organismo, como as do complexo B que melhoram o apetite, ou vitamina D auxiliando em diversas funções como na imunidade e na saúde óssea. Vitamina A para a visão, vitamina C como reforço da imunidade e assim vai.

  2. Minerais – como ferro, zinco, magnésio que auxiliam nas anemias, no funcionamento da tireoide, na imunidade, na saúde mental, por exemplo.

  3. Proteínas/aminoácidos – entram na formação de músculos, cabelos, unhas, alguns hormônios. Existem as proteínas animais e as vegetais.

  4. Probióticos – são bactérias benéficas que garantem a saúde intestinal para que haja uma boa absorção dos nutrientes e fortalecimento do sistema imunológico.

  5. Ômega 3 – importante aliado do cérebro infantil, facilitando a cognição, aprendizado e saúde mental das crianças.

Esses são os principais, mas podemos também associar alguns fitoterápicos como, por exemplo, para facilitar o sono.

Claro que tudo isso deve ser bem analisado pelo médico, pois as doses são individualizadas e devem ser acompanhadas regularmente para os ajustes que forem necessários.

Os resultados costumam ser muito bons!

bottom of page