Com a chegada do inverno é preciso alguns cuidados a mais com seu bebê. É uma época comum para se pegar resfriados, por exemplo. Como os pequenos ainda não têm seu sistema imunológico muito desenvolvido, é hora de ficar atento para evitar doenças.
A seguir listo 7 dicas para manter a saúde do seu bebê em dia:
Pele: o contato com o ar mais gelado e seco do inverno pode desidratar a pele. Para evitar isso, procure passar um hidratante hipoalergênico sem perfume após o banho. Outra dica é usar sabonete e xampu neutros, que são menos agressivos para a pele.
Lábios: eles podem ficar ressecados e até rachados com o vento e temperatura baixa. Uma maneira de evitar isso é usar protetor labial.
Banho: apesar de alguns bebês gostarem de brincar durante o banho, no inverno isso não é indicado. A dica é procurar dar o banho na hora mais quente do dia, normalmente perto da hora do almoço. A água deve estar morna e, em dias muito frios, se possível aqueça o banheiro com um aquecedor alguns minutos antes do banho. Deixe as portas e janelas fechadas para não ter corrente de ar. Ao terminar, enrole o bebê em uma toalha seca e, de preferência, troque a criança no mesmo local do banho.
Roupas: mantenha seu bebê aquecido com roupas e cobertores. A dica é usar roupas de algodão em contato com a pele e colocar um agasalho por cima. Toucas e luvas podem ser uma boa opção em dias mais frios, pois mantêm as extremidades aquecidas.
Durante o dormir: nesta época evite roupas muito fechadas e cobertores muito pesados que possam limitar os movimentos do bebê.
Passeios: antes de sair de casa, confira se o bebê está agasalhado. Procure por carrinhos que possuam capota ampla para proteger o pequeno do vento.
Cuidados para não aquecer demais: nos dias frios, os pais devem ficar atentos para não aquecer demais os bebês. Isso pode ocorrer porque eles têm dificuldade em controlar a temperatura corporal, então eles perdem calor mais rápido e, também, podem ficar quentes mais rápido. Uma dica é colocar uma peça de roupa ou cobertor a mais do que você está usando. Se o pequeno estiver suando, com febre ou está inquieto, pode ser sinal que ele está com calor. Para ver se ele está com frio, veja se as extremidades estão quentes. Caso não estejam, adicione mais uma camada de roupa ou cobertor.
Como nessa época de frio a criança tem menos sede, uma última dica é manter o bebê hidratado, oferecendo água (se for o caso) ou o leite materno com bastante frequência. Mesmo com essas dicas, pode ser que seu bebê fique doente. Neste caso não hesite em procurar o pediatra. Se desejar, ligue para marcar sua consulta.
Comentários